Johannes Ockeghem (Com as Partituras)

     Johannes Ockeghem (1420 - 1497) é muitas vezes apresentado como o mais importante compositor da segunda geração da Escola franco-flamenga, na segunda metade do século XV. Foi cantor em Antuérpia até 1443 e em 1445 entrou ao serviço da corte francesa, onde trabalhou até ao fim da vida.
    As gerações de compositores franco-flamengos foram fruto do período de hegemonia de um estilo musical internacionalizante, que reuniu, no final da Idade Média, por força do melhoramento das vias de comunicação, os conhecimentos musicais das várias regiões da Europa ocidental. Os mais importantes conhecimentos assimilados vieram de França, com o sistema rítmico de Philippe de Vitry, de Inglaterra, com a utilização da sonoridade do faux-bourdon (utilização das consonâncias imperfeitas de 3ª e 6ª), e de Itália, donde emergiu uma nova consciência melódica.
    Johannes Ockeghem escreveu 13 missas e algumas outras incompletas, entre elas o primeiro Requiem polifónico da História da Música e a Missa Prolationum. A Missa foi a forma musical por excelência no século XV e foi nela que os compositores mostraram as suas habilidades técnicas. Tornou-se também uma forma musical completamente coesa, onde as várias secções apresentam elementos de origem comum. Entre as técnicas de unificação estava a utilização do moto (motivo melódico que é apresentado no início de cada rubrica) e a utilização de um tenor criado para o efeito ou preexistente, em geral parafraseado da música de tradição oral profana ou do Canto Gregoriano, colocado numa das vozes da polifonia, em valores aumentados.

Baixar as Partituras  do Autor 

A Partitura está no formato: PDF
OBS: Será dividido em volumes. Voce pode baixar qualquer volume, nao ha necessidade de baixar todos os volumes para poder conferir as partituras. Nao importa a ordem que voce vai baixar.

Baixe o(s) seguinte(s) volume(s):

Um comentário:

violinoaprendiz disse...

Vim retribuir sua visita ao Violino Aprendiz. Parabéns pelo blog ! Um abraço, Matheus