Giuseppe Verdi (Com as Partituras)

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (Roncole, 10 de outubro de 1813 — Milão, 27 de janeiro de 1901) foi um compositor de óperas do período romântico italiano, sendo na época considerado o maior compositor nacionalista da Itália, assim como Richard Wagner era na Alemanha.
Foi um dos compositores mais influentes do século XIX. Suas obras são executadas com frequência em casas de ópera em todo o mundo e, transcendendo os limites do gênero, alguns de seus temas já estão há muito enraizados na cultura popular - como "La donna è mobile de Rigoletto, "Va, pensiero" (O Coro dos Escravos Hebreus) de Nabucco , "Libiamo ne' lieti calici" (A Canção da Bebida) de La Traviata e o "Grande Marcha" de Aida. Embora sua obra tenha sido algumas vezes criticada por usar de modo geral a expressão musical diatônica em vez de uma cromática e com uma tendência de melodrama, as obras-primas de Verdi dominam o repertório padrão um século e meio depois de suas composições.

Biografia

Verdi era filho de Carlo Verdi, dono de uma taberna, e de Luisa Utini e nasceu na pequena localidade de Roncole, um lugarejo perto de Busseto, então no departamento de Taro, que fazia parte do Primeiro Império Francês, após a anexação do Ducado de Parma e Piacenza. O registro de batismo, em 11 de outubro, lista-o como tendo "nascido ontem", mas como os dias eram muitas vezes considerados como começando ao pôr-do-sol, isso poderia significar que ele nasceu em 9 ou 10 de outubro. No dia seguinte, foi batizado na igreja católica, e foi registrado em latim como Josephus Fortuninus Franciscus. No dia seguinte (terça-feira), o pai de Verdi levou seu recém-nascido até Busseto, onde o bebê foi registrado como em francês como Joseph Fortunin Francois. "Assim aconteceu que, para o mundo civil e temporal, Verdi nasceu como sendo um francês".
 
Quando era criança, os pais de Verdi mudaram-se de Piacenza para Busseto, onde a educação do futuro compositor foi facilitada pelas visitas à grande biblioteca da escola jesuítica local. Também em Busseto, Verdi teve suas primeiras lições de composição.
 
Verdi mudou-se para Milão quando tinha vinte anos para continuar seus estudos. Ele teve aulas particulares de contraponto enquanto atendia a performances operísticas, como também cocnertos, especialmente de música alemã. Todos em Milão estavam convencidos de que Verdi deveria seguir carreira como compositor teatral. Durante a metáde da década de 1830, ele apresentou-se nos salões Salotto Maffei em Milão, por convite de Clara Maffei.
Voltando a Busseto, passou a atuar como mestre de capela e maestro da banda, mas isso lhe trouxe muitos inimigos. Posteriormente, com o suporte de Antonio Barezzi, um mercador local e amante da música, lhe proporcionou suporte financeiro para suas ambições musicais em Milão, e com esse suporte, Verdi apresentou sua primeira performance pública na casa de Barzzi, em 1830.
Graças ao amor de Verdi a música, Barezzi enviou Verti para ser o professor musical de sua filha, Margherita e os dois acabaram se apaixonando. Eles casaram-se em 4 de maio de 1836 e Margherita deu a luz a duas crianças: Virginia Maria Luigia (26 de março de 1837 - 12 de agosto de 1838) e Icilio Romano (11 de julho de 1838 - 22 de outubro de 1839). Ambos morreran na infância, enquanto Verdi trabalhava em sua primeira ópera (Oberto) e Margherita acabou falecendo em 18 de junho de 1840, com apenas 27 anos, enquanto ele compunha sua segunda ópera, Un Giorno di Regno. Verdi acabou devastado pela morte precoce de sua esposa e de suas duas filhas e prometeu que não voltaria a compor.

Reconhecimento Inicial

A produção de sua primeira ópera, Oberto, foi feita no Teatro alla Scala de Milão em novembro de 1839, alcançando um pouco sucesso, após a produção, Bartolomeo Merelli, impresário do Teatro alla Scala, ofereceu a Verdi um contrato de mais dois trabalhos.
 
Enquanto ele trabalhava em sua segunda ópera, Un Giorno di Regno, sua esposa faleceu. A ópera, foi estreiada em setembro de 1840. A ópera foi um fracasso e ele caiu em desespero e prometeu que não iria mais compor. No entanto, Merelli persuadiu-o a escrever Nabucco, sendo apresentada em março de 1842, fazendo do compositor famoso em Milão. Diz a lenda que a letra da famosa canção "Va Pensiero" que inspirou Verdi a voltar a compor.
 
Um grande número de óperas - 14 no total - foram compostas na década após 1843, um período que Verdi descreveu como sua "melhores anos". Nesse período, ele compôs I Lombardi (1843) e Ernani (1844). Para muitos, a mais original e importante ópera de Verdi escrita foi Macbeth, em 1847. Pela primeira vez, Verdi fez uma ópera sem uma história de amor, quebrando com a tradição de óperas italianas do século XIX. Em 1847, I Lombardi, que foi revisada e renomeada para Jerusalem, foi produzida pela Ópera de Paris.
 
Giuseppina Strepponi, segunda mulher de Verdi.

 
Verdi.

 
Em algum momento da década de 1840, após a morte de Margherita Barezzi, Verdi iniciou um romance com Giuseppina Strepponi, uma soprano já no crepúsculo da carreira.[1] Sua coabitação antes do casamento foi vista como escândalo em alguns dos lugares em que viveram. Verdi e Giuseppina casaram-se em 29 de agosto de 1859, em Collonges-sous-Salève, perto de Genebra.[2] Em 1848, enquanto vivia com Strepponi em Busseto, Verdi comprou uma propriedade a duas milhas da cidade. Inicialmente, seus pais viviam ali, mas, após a morte de sua mãe, em 1851, ele fez de Villa Verdi Sant'Agata, em Villanova sull'Arda, sua casa até morrer.
 
Quando os anos de afastamento social chegaram ao fim, Verdi criou uma de suas maiores obras-primas, Rigoletto, que estreou em Veneza em 1851. Baseado em uma peça de Victor Hugo (Le roi s'amuse), o libreto teve que passar por revisões substanciais a fim de satisfazer a censura da época e, por várias vezes o compositor esteve a ponto de desistir da empreitada. A ópera rapidamente se tornou um grande sucesso.Com Rigoletto, Verdi criou sua ideia original do drama musical como um coquetel de elementos heterogêneos, encarnando a complexidade social e cultural e fazendo uma mistura de comédia e tragédia. As outras duas maiores óperas de Verdi foram compostas nesse período: em 1853 Il Trovatore, sendo produzida em Roma e La Traviata, em Veneza. La Traviata tornou-se uma das óperas mais populares de Verdi, sendo uma das mais interpretadas em todo o mundo, até hoje.
 

Últimas Composições

Entre 1855 e 1867, Verdi continuou a compor grandes óperas, inseriu em sua lista: Un ballo in maschera (1859), La forza del destino (feita para o Teatro Imperial de São Petersburgo para 1861, mas não apresentada até 1862) e a versão revisada de Macbeth (1865). Outras, com menos produções na épora: Les vêpres siciliennes (1855) e Don Carlo (1867), ambas feitas para a Ópera de Paris e inicialmente em francês. Atualmente, essas últimas são mais interpretadas na revisão em italiano. Simon Boccanegra foi composta em 1857.
Em 1869, Verdi foi convidado a compor uma seção para uma missa de requiem, em memória de Gioachino Rossini. O requiem foi composto e completo, mas teve sua apresentação cancelada no último minuto (e não foi interpretado durante a vida do compositor). Angelo responsabilizou a falta de entusiasmo para o projeto do maestro que iria conduzí-la, Angelo Mariani, que era amigo de longa data de Verdi. O episódio levou-os a uma permanence quebra de relações pessoais. A soprano, Teresa Stolz, (que posteriormente tornou-se uma grande profissionais e teve um romance com Verdi) era, naquela época, cogitada a casar com Mariani, mas ela deixou-o um pouco depois. Cinco anos depois, Verdi revisou a parte "Libera Me" do Requiem de Rossini e fez essa revisão parte do seu Requiem, honrando o famoso romancista e poeta Alessandro Manzoni, que morreu em 1873. O Requiem completo foi apresentado pela primeira vez na Catedral de Milão, em 22 de maio de 1874.
 
A grande ópera Aida, de Verdi, muitos pensam que foi pedida para a celebração da abertura do canal de Suez em 1869, ma de acordo um um grande crítico, Verdi recusou o convite de Khedive para escrever um "ode" para a nova casa de ópera, que fazia parte das festividades da abertura do canal. A casa de ópera na verdade foi inaugurada com uma produção de Rigoletto. Posteriormente, em 1869/70, os organizadores questionaram novamente Verdi (que nessa época, estava pensando em escrever uma ópera), mas novamente ele recusou. Quando eles avisaram que iriam pedir a Charles Gounod e ameaçram se envolver com Richard Wagner, Verdi começou a mostrar interesse, e o acordo foi assinado em 1870.
 
Teresa Stolz foi associada com Aida e o Requiem (como também, um grande número de outras obras de Verdi). O papel de Aida foi escrito para ela, mas ela não apareceu na première da ópera, no Cairo em 1871, ela foi Aida na première europeia da ópera, em Milão, em fevereiro de 1872. El também foi a solista na primeira produção do Requiem, cantando em outras. Acreditava-se amplamente que ela e Verdi tiveram um romance, depois que ela se separou de Angelo Mariani. Não existe uma certeza sobre esse fato, mas depois da morte de Giuseppina Strepponi, Teresa e Verdi tornaram-se companheiros muito próximos, até a morte.
 
Verdi e Wagner eram líderes das suas respectivas escolas de música. Eles nunca se conheceram. Os comentários de Verdi sobre a música de Wagner fão fortes: "Ele sempre escolhe, desnecessariamente, o caminho não trilhado, tentando fazer com que as pessoas alcancem os melhors resultados", mas na morte de Wagner, Verdi comentou: "Triste, triste, triste! Um nome que deixará uma marca muito forte na história da arte". De todos os comentários de Wagner, sobre Verdi, o mais conhecido é sobre o seu comentário após ouvir o Requiem do compositor italiano. Ele disse: "É melhor não dizer nada!".
 

Últimos Anos e Morte

Nos anos seguintes, Verdi trabalhou na revisão de suas primeiras composições, as mais notáveis são as novas versões de Don Carlo, La forza del destino e Simon Boccanegra.
 
Otello, baseada na obra de William Shakeaspeare, com um libretto escrito pelo jovem compositor de Mefistofele, Arrigo Boito, teve sua première em Milão, em 1887. A música é "contínua" e não pode ser facilmente dividida para ser apresentada em concerto. Muitos dizem que essa obra não tem o brilho melódico característico de Verdi, enquanto outros críticos dizem que é a obra-prima trágica de Verdi. Outra diferença é a falta de prelúdio, tão comum ao público Verdiano. Arturo Toscanini tocou como violoncelista na performance de estreia mundial da obra e tornou-se amigo de Verdi (reverenciando o composotiro assim como Beethoven).
 
A última ópera de Verdi, Falstaff, tendo o libretto também escrito por Boito, foi baseada em Merry Wives of Winsdor de Shakeaspeare e uma tradução de Victor Hugo. Essa ópera teve um sucesso internacional e é uma das supremas óperas cômicas, que mostra a genialidade de Verdi no contraponto.
 
Em 1894, Verdi compôs um curto balé para a produção francesa de Otello, essa foi sua última composição puramente orquestral. Anos depois, Arturo Toscanini gravou a música para a RCA Victor com a Orquestra Sinfônica da NBC. Em 1897, Verdi completou sua última composição, uma obra baseada nos textos em latim de Stabat Mater. Essa foi a última das quatro obras sacras que Verdi compôs, Quattro Pezzi Sacri, que podem ser interpretadas juntas ou separadas. A primeira performance das quatro obras foi em 7 de abril de 1898, na Grande Ópera, em Paris. Os quatro trabalhos são: Ave Maria, Stabat Mater, Laudi alla Vergine Maria e Te Deum.
 
Em 29 de julho de 1900, o reio Humberto I da Itália foi assassinado, horrorizando o já idoso compositor.
 
Enquanto estava hospedado no Grande Hotel de Milão, Verdi sofreu um derrame, dia 21 de janeiro de 1901. Ele faleceu seis dias depois, em 27 de janeiro de 1901. Arturo Toscanini conduziu a vasta força de orquestras e coros combinados de toda a Itália no funeral de Verdi, em Milão. Até hoje, foi uma das maiores uniões artísticas (musicais) da história da Itália.
 

Papel no Risorgimento (Ressurgimento)

Após a Itália ser unificada, em 1861, muitas das óperas de Veri foram re-interpretadas como Risorgimento. Começando em Nápoles, em 1859 e se espalhando por toda a Itália, o slogan "Viva VERDI" foi usado como um acróstico de Viva Vittorio Emanuele Re D'Italia (Vitor Emanuel, Rei da Itália), se referindo a Vítor Emanuel II da Itália, então rei da Sardenha.
 
O Coro dos Hebreus (título para Va, pensiero) foi outra peça que entrou para o folclóre. Antes do corpo de Verdi ser levado até o cemitério, Arturo Toscanini conduziu o coro com 820 cantores, na casa em Miserere, onde Il Trovatore foi apresentado.
 
Verdi foi eleito como Membro da Câmara dos Deputados em 1861, seguindo um conselho do Primeiro Ministro Cavour, mas em 1865 ele renunciou o cargo. Em 1874 ele foi nomeado Senador do Reino, pelo veio Vítor Emanuel II da Itália.
 

Estilo

Os predecessores que influenciaram Verdi musicalmente foram Gioachino Rossini, Vincenzo Bellini, Giacomo Meyerbeer e, mais notavelmente, Gaetano Donizetti e Saverio Mercadante. Com a exceção de Otello e Aida, que teve a influência de Richard Wagner. Mesmo tendo muito respeito por Charles Gounod, Verdi teve muito cuidado em não aprender nada do compositor francês, quem seus contemporâneos chamavam de maior compositor ainda vivo. Algumas partes de Aida parecem ter uma familiaridade superficial com o compositor russo Mikhail Glinka, a quem Franz Liszt, depois de sua turnê no Império Russo, popularizou na Europa Oriental.
 
Em toda sua carreira, Verdi raramente usou o alto C nas áreas de tenores, citando que o fato do tenor ter a oportunidade de cantar tal nota o distrai antes e depois do fato. Entretanto, ele compôs uma ária com o dó tenor para Duprez em Jérusalem e para Tamberlick na versão original de La forza del destino. Entretanto, atualmente pode-se ouvir tal nota na ária Di quella pira em Il Trovatore, mas essa não está escrita na partitura.
 
Alguns críticos afirmam que faltaram atenção aos aspectos técnicos de composição em suas obras. Verdi mesmo disse: "De todos os compositores do passado e do presente, eu sou o que menos aprendeu". No entanto, seria incorreto presumir que Verdi subestimou o poder expresivo da orquestra ou falhou em usá-la em toda a capacidade.
 
Verdi foi um dos primeiros compositores a procurar pacientemente seus talentos particulares. Ele trabalhou junto com seus librettistas e sua expressão dramática foi seu forte. Muitas de suas óperas, especialmente as de 1851 em diante, são um exemplo do repertório padrão. Nenhum outro compositor de ópera italiana conseguiu igualar-se a Verdi, em quesito popularidade, com exceção, talvez, de Giacomo Puccini.
 

Lista de óperas

  • Oberto (ópera), 1839 (é uma ópera em dois atos do compositor italiano Giuseppe Verdi, com um libretto italiano de Temistocle Solera, baseado em um extinto libretto de Antonio Piazza, provavelmente chamado de Rocester.
  • Foi a primeira ópera de Verdi, escrita em um período de quatro anos e apresentada pela primeira vez no Teatro alla Scala, Milão, dia 17 de novembro de 1839. Com o rápido sucesso da ópera, o empresário do teatro La Scala, Barolomeo Merelli requisitou mais duas óperas ao jovem compositor.)
  • Un Giorno di Regno, 1840 ((Um dia de reinado) é uma ópera melodrama giocoso em dois actos de Giuseppe Verdi com libreto italiano por Felice Romani, baseado em Le faux Stanislas de Alexandre Vincent-Pineu Duval. Um dia reinado foi a primeira tentativa de ópera cômica. Estreou no Teatro alla Scala, Milão, a 5 de setembro, 1840.)
  • Nabucco, 1842 (Nabucco é uma ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi, com libreto de Temistocle Solera, escrita em 1842. A ação da ópera conta a história do rei Nabucodonosor da Babilônia. Foi escrita durante a época da ocupação austríaca no norte da Itália e, por meio da várias analogias, suscitou o sentimento nacionalista italiano. O Coro dos Escravos Hebreus, no terceiro ato da ópera (Va, pensiero, sull'ali dorate, "Vai, pensamento, sobre asas douradas") tornou-se uma música-símbolo do nacionalismo italiano da época.)
  • I Lombardi nella Prima Crociata, 1843 ((Os Lombards na Primeira Cruzada) é uma ópera, drama Lirico em quatro actos de Giuseppe Verdi com libreto italiano de Temistocle Solera, baseado num poema épico por Tommaso Grossi. A estreia foi no Teatro alla Scala de Milão em 11 de fevereiro de 1843.Em 1847, a ópera foi significativamente revisada para se tornar a primeira grande ópera de Verdi com actuações em França, no Paris Ópera sob o título de Jerusalém.)
  • Ernani, 1844 (é uma ópera em quatro atos do compositor italiano Giuseppe Verdi, com libreto de Francesco Maria Piave, baseado na obra Hernani de Victor Hugo.Estreou no teatro La Fenice de Veneza em março de 1844.)
  • I Due Foscari, 1844 ((Os Dois Foscaris) é uma ópera em três actos de Giuseppe Verdi com libreto em italiano, de Francesco Maria Piave, basedo na historia, The Two Foscari de Lord Byron.)
  • Alzira, 1845
  • Giovanna d'Arco, 1845 ((Joana d'Arc) é uma ópera, drama lírico com um prólogo e três actos de Giuseppe Verdi com libreto italiano por Temistocle Solera.A ópera em parte reflecte a história de Joana d'Arc e parece ser baseada na Die Jungfrau von Orleans de Friedrich von Schiller, Solera negou esta afirmação em cartas enviadas ao editor de Verdi, e alegou que o trabalho foi "uma ficção totalmente original".A ópera, teve a sua primeira atuação no Teatro alla Scala, Milão, em 15 de fevereiro de 1845.)
  • Attila, 1846 (é uma ópera em um prólogo e três actos de Giuseppe Verdi com libreto italiano de Temistocle Solera, baseado na história Attila, König der Hunnen ( "Attila, Rei dos hunos") de Zacharias Werner. A ópera recebeu a sua primeira atuação no Teatro La Fenice, Veneza, em 17 de março de 1846.)
  • Macbeth, 1847 (é uma ópera em um prólogo e três actos de Giuseppe Verdi com libreto italiano de Temistocle Solera, baseado na história Attila, König der Hunnen ( "Attila, Rei dos hunos") de Zacharias Werner. A ópera recebeu a sua primeira atuação no Teatro La Fenice, Veneza, em 17 de março de 1846.)
  • I Masnadieri, 1847 ((Os bandidos) é uma ópera em quatro actos de Giuseppe Verdi com libreto italiano de Andrea Maffei, basedo em Die Räuber de Friedrich von Schiller.A primeira representação foi dada em Her Majesty's Theatre, Londres em 22 de julho, 1847 com Verdi na condução da Orquestra.)
  • Jerusalem, 1847 (é uma ópera em quatro actos de Giuseppe Verdi com libreto francês de Alphonse Royer e Gustave Vaëz que foi parcialmente traduzido e adaptado a partir de 1843 do original da ópera italiana de Verdi, I Lombardi alla prima crociata.A estreia foi na Académie Royale de Musique em Paris a 26 de novembro, 1847.)
  • II Corsaro, 1848 ((O Corsário) é uma ópera em três actos de Giuseppe Verdi, com libreto de Francesco Maria Piave, basedo no poema de Lord Byron The Corsair. A estreia foi no Teatro Lirico Giuseppe Verdi, Teatro Grande em Trieste a 25 Outubro de 1848.)
  • La Battaglia di Legnano, 1849 ((A Batalha de Legnano) é uma ópera em quatro actos, com música de Giuseppe Verdi, o libreto Italiano, de Salvatore Cammarano, baseda na Obra teatral La Battaille de Toulouse de Joseph Méry. A estreia em 27 de janeiro de 1849, no Teatro Argentina, Roma.)
  • Luisa Miller, 1849 (é uma ópera em três actos de Giuseppe Verdi com libreto italiano de Salvatore Cammarano, baseado na peça de teatro Kabale und Liebe de Friedrich von Schiller. A estreia foi no Teatro San Carlo de Nápoles, em 8 de dezembro de 1849.)
  • Stiffelio, 1850 (é uma ópera em três actos de Giuseppe Verdi, com libreto de Francesco Maria Piave, baseda na comédia francesa Le pasteur, ou L'évangile et le foyer de Émile Souvestre e Eugène Bourgeois. Esta ópera teve a primeira representação em 16 de Novembro, de 1850 no Teatro Comunale Giuseppe Verdi, Trieste.A ópera trata a questão, do adultério, cometida pela esposa de um pastor protestante, e termina de forma invulgar, citando as palavras do Novo Testamento.O fracasso da estréia forçou Verdi a alterar radicalmente a ópera, acrescentando um quarto acto, e a acção passa a decorrer na Idade Média. A nova versão, lançada com o título "Aroldo" (1857), teve grande sucesso, e a crítica foi mais favorável.)
  • Rigoletto, 1851 (é uma ópera em três atos do compositor italiano Giuseppe Verdi, com libreto de Francesco Maria Piave. Estreou no teatro La Fenice de Veneza em março de 1851. Ópera inspirada na peça de teatro Le roi s'amuse de Victor Hugo. A ópera no entanto desvia ligeiramente da peça, devido à censura imposta. A personagem do Duque era inicialmente o Rei, e alguma parte do texto teve de ser alterado devido ao conteúdo político.)
  • Il Trovatore, 1853 (Il trovatore (em português O trovador) é uma ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi. Estreou no Teatro Apollo, em Roma, aos 19 de janeiro de 1853. Compõe juntamente com Rigoletto e La traviata a chamada "trilogia verdiana", formada pelas óperas mais populares de Verdi escritas uma seguida da outra. Foi baseada no romance El Trobador, de Antonio García Gutierrez.)
  • La Traviata, 1853 ((em português significa figurativamente, "A mulher caída") é uma ópera em quatro cenas (três ou quatro actos) de Giuseppe Verdi com libreto de Francesco Maria Piave. Foi baseada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho. Estreou a 6 de março de 1853 no Teatro La Fenice, em Veneza.)
  • I Vespri Siciliani, 1855 ((As Vésperas sicilianas), é uma ópera em cinco actos do compositor romântico italiano Giuseppe Verdi com libreto francês de Charles Duveyrier e Eugène Scribe do seu trabalho Le Duc d'Albe. É baseado num evento histórico, as Vésperas sicilianas de 1282, utilizando materiais retirados do tracto medieval siciliano Lu rebellamentu di Sichilia. A estreia, foi realizada a Ópera de Paris em 13 de junho de 1855. Hoje mais conhecida na sua versão pós-1861 italiano.)
  • Aroldo, 1857
  • Simon Boccanegra, 1857 (é uma óperas mais conhecidas do compositor italiano Giuseppe Verdi.Esta ópera com o libreto italiano de Francesco Maria Piavel revisado e expandido por Arrigo Boito e baseado num drama de Antônio Garcia Gutierrez. Estreou no dia 12 de março de 1857 no Teatro La Fenice em Veneza.)
  • Un Ballo in Maschera, 1859 ((Um baile de máscaras) é uma ópera em três atos de Giuseppe Verdi, com texto de Antonio Somma. É uma das óperas mais conhecidas pelo mundo. Sua primeira produção foi no Teatro Apollo, Roma, em 17 de fevereiro de 1859. A ópera baseia-se no assassinato do Rei Gustavo III da Suécia, mas não é historicamente exata. Durante a composição, Verdi foi convidado a fazer muitas mudanças na ópera, devido ao tema politicamente sensível.Apesar de sua dramática conclusão, Un ballo in maschera tem muitos momentos de brilhantismo e ironia associada a comédia - uma mistura, que levou os críticos a rotulá-la "Shakespeariano".)
  • La Forza del Destino, 1862 (é uma ópera italiana de Giuseppe Verdi, com libretto de Francesco Maria Piave baseado num drama espanhol, Don Álvaro, o La Fuerza del sino (1835), por Ángel de Saavedra, duque de Rivas, com uma cena adaptada de Friedrich Schiller Wallensteins Lager. Foi realizada a estréia no Teatro Bolshoi Kamenny de São Petersburgo, na Rússia, em 10 de Novembro de 1862.)
  • Don Carlo, 1867 (é uma ópera em cinco actos composta por Giuseppe Verdi com libreto, em francês, de Camille du Locle e Joseph Méry, baseada na peça Don Carlos, Infante de Espanha, de Friedrich Schiller. A história é baseada em conflitos na vida de Carlos, Príncipe das Astúrias (1545-1568) após o seu noivado com Elisabeth de Valois que acabou casando com o pai de Carlos, Filipe II da Espanha, como parte do tratado de paz que terminou a Guerra Italiana de 1551-1559 entre as Casas de Habsburgo e Valois. Recebeu a sua primeira representação no Théâtre de l'Opéra Impérial em 11 de Março de 1867.)
  • Aida, 1871 (é uma ópera em quatro atos com música de Giuseppe Verdi e libreto de Antonio Ghislazoni e nos dias atuais adaptado por Hachem Taha, com estréia mundial na Casa da Ópera, Cairo, aos 24 Dezembro de 1871. Esta obra foi composta por encomenda do governo egípcio para a inauguração e em comemoração da abertura do canal de Suez. A obra, porém não foi acabada a tempo para a inauguração do Canal, tendo sido substituída à última hora por outra ópera de Verdi, e tendo sido "criada" no Cairo um ano mais tarde.)
  • Otello, 1887 (é uma ópera em quatro atos do compositor italiano Giuseppe Verdi, com libreto de Arrigo Boito, baseado na peça Othello, the Moor of Venice ("Otelo, o mouro de Veneza"), do dramaturgo inglês William Shakespeare. Foi a penúltima ópera de Verdi, e é considerada por muitos a sua maior tragédia. Sua estreia se deu no Teatro alla Scala, de Milão, em 5 de fevereiro de 1887. A obra tem como cenário a ilha de Chipre nos finais do século XV.)
  • Falstaff, 1893 (é uma ópera de Giuseppe Verdi, inspirada na adaptação por Arrigo Boito de The Merry Wives of Windsor (As alegres comadres de Windsor), de William Shakespeare. Assim, como em Otello, Falstaff apresenta um libreto que, além de se basear no texto de Shakespeare, respeita e dialoga com as características desse grande dramaturgo.Por ser uma ópera onde breves temas predominam ao invés de grandiosas melodias, Verdi continua mantendo sua produção com um alto grau de elegância e inovação. Em, Falstaff, sua última ópera, exibe determinados solos imponentes, mas o foco está na atuação em grupo, sejam em trios, quarteto ou quintento. (musical ou canto?).A história de FALSTAFF se resume em uma comédia de vingança e lição de honra. O personagem principal, cujo nome intitula a própria ópera, é um homem sem escrúpulos que usa a mentira para zombar e se aproveitar de todos ao seu redor. Depois de tentar conquistar mulheres casadas, invadir e roubar a casa de um homem e demitir injustamente seus criados, Falstaff está na mira de todos aqueles que foram prejudicados por ele.Diante disso, várias armadilhas põem Falstaff em situações de vexames e repletas de muita confusão durante todos os 3 atos da ópera. O fechamento, porém, apresenta um final alegre tendo como, pano de fundo, um casamento entre dois personagens apaixonados e cantoria de todos sobre cantoria que diz: “Ri melhor quem ri por último”.Falstaff é uma ópera cômica em três atos composta por Giuseppe Verdi através de uma adaptação feita por Arrigo Boito da peça As Alegres Comadres de Windsor e pequenas passagens de Henrique IV, ambas peças de William Shakespeare. Foi a última ópera de Verdi, escrita quando o compositor já tinha 77 anos, e sua segunda ópera cômica, das vinte e seis compostas. Assim como em Macbeth e Otello, esta foi a terceira ópera de Verdi baseada em uma peça de Shakespeare.)

Outras obras

  • Seis romanças, 1838
  • Requiem, 1874
  • Quatro peças sacras, 1898 
Baixar as Partituras do Autor
 
A Partitura está no formato: PDF
OBS: Deverá ser baixado todas as partes e depois é só extrair. Caso voce nao baixe todas as partes haverá um erro quando voce for extrair as partituras. 
 
Baixe Todas as Partes e depois é so extrair:
 
Parte 1° (200MB)
Parte 2° (200MB)
Parte 3° (129MB) 


 
Partituras que serao baixadas:
A
  • Aïda (Verdi, Giuseppe)
  • Alzira (Verdi, Giuseppe)
  • Aroldo (Verdi, Giuseppe)
  • Attila (Verdi, Giuseppe)
B
  • La battaglia di Legnano (Verdi, Giuseppe)
C
  • Il corsaro (Verdi, Giuseppe)
D
  • Don Carlos (Verdi, Giuseppe)
E
  • Ernani (Verdi, Giuseppe)
F
  • Falstaff (Verdi, Giuseppe)
  • La forza del destino (Verdi, Giuseppe)
G
  • Giovanna d'Arco (Verdi, Giuseppe)
I
  • I due Foscari (Verdi, Giuseppe)
  • I Lombardi alla prima crociata (Verdi, Giuseppe)
  • I masnadieri (Verdi, Giuseppe)
J
  • Jérusalem (Verdi, Giuseppe)
L
  • Luisa Miller (Verdi, Giuseppe)
M
  • Macbeth (Verdi, Giuseppe)
N
  • Nabucco (Verdi, Giuseppe)
O
  • Oberto (Verdi, Giuseppe)
  • Otello (Verdi, Giuseppe)
P
  • 4 Pezzi sacri (Verdi, Giuseppe)
R
  • Requiem (Verdi, Giuseppe)
  • Rigoletto (Verdi, Giuseppe)
S
  • Simon Boccanegra (Verdi, Giuseppe)
  • Songs for Voice and Piano (Verdi, Giuseppe)
  • Stiffelio (Verdi, Giuseppe)
  • String Quartet (Verdi, Giuseppe)
T
  • La traviata (Verdi, Giuseppe)
  • Il trovatore (Verdi, Giuseppe)
U
  • Un ballo in maschera (Verdi, Giuseppe)
  • Un giorno di regno (Verdi, Giuseppe)
V
  • Les vêpres siciliennes (Verdi, Giuseppe)

Nenhum comentário: