Viviane Hagner

Natural de Munique, Alemanha, a violinista Viviane Hagner tem ganho excepcional reconhecimento por sua musicalidade altamente inteligente e sua arte apaixonada. Os comentários mais típicos por parte da crítica especializada dizem respeito  ao seu “equilíbrio e magnífica segurança” (The Times) e “um recital de arrepiar e um manejo de mestre de técnica e arte” (Washington Post). O Berliner Morgenpost apontou: “Ouvir Viviane Hagner tocar seu violino é uma experiência encantadora... ela é tanto brilhante quanto atenta violinista. Ela combina reflexão e luminosidada da maneira mais impactante.” 

Desde a sua estréia internacional aos doze anos de idade, e sua participação no lendário concerto que uniu as Filarmônicas de Berlim e a de Israel (regida por Zubin Mehta , em Tel-Aviv), Viviane adquiriu profundidade e maturidade em sua música, o que se reflete por sua serena presença no palco. 

Ela tem apresentado-se junto a grandes orquestras incluindo aí a Filarmônica de Berlim, a Staatskapelle Berlim, Czech Philarmonic, Bavarian State Orchestra e Chicago Symphony Orchestra, sob a regência  de grandes nomes como Abbado, Ashkenazy, Barenboim e Eschenbach. 

Recentes apresentações incluem interpretações do Concerto Duplo de Brahms ao lado de Yo-Yo Ma  e Canada’s National Arts Center Orchestra, Concerto de Beethoven com a Leipzig Gewandhaus Orchestra sob a regência de Riccardo Chailly, em Leipzig. Além disso, Viviane partiu em turnê com a própria Leipzig Gewandhaus Orchestra por Paris (Salle Pleyel), em Londres (BBC Proms), assim como recitais em Nova Iorque, Washington e Boston. 

Assim como leva brilho e virtuosismo aos concertos, Viviane Hagner é uma apaixonada defensora  da nova, neglicenciada e não descoberta música. Os compositores, cujos trabalhos são prestigiados por Viviane Hagner, são Sofia Gubaldulina, Karl Amadeus Hartmann e Witold Lutoslawsky.
Em 2002, ela estreou mundialmente o Concerto para Violino de Unsuk Chin com  a Deutsche Sinfonie-Orchester Berlim e Kent Nagano, apresentando o trabalho mais tarde nos EUA.
Depoi da estréia do novo Concerto para Violinode Simon Holt com a BBC Symphony Orchestra sob a regência de Jonathan Nott em 2006, o Sunday Times apontou que ela havia “capturado a alma da música”. 

Uma comprometida música de câmara, Viviane já tocou em renomados festivais como o Salzburg Easter Festival, Schleswig-Holstein, Marlboro, Ravinia e New York’’s Mostly Mozart. Já realizou apresentações no Amsterdam Concertgebow, Barcelona Palau de la Musica e London’s Wigmore Hall. 

A atual temporada incluirá performances com a Boston Symphony sob a regência de Charles Dutoit, Montreal Symphony regida por Kent Nagano, Munich Philharmonic com a regência de Hugh Wolff, New York Philharmonic regida por Lorin Maazel e Philharmonia Orchestra com Mikko Franck. 

Foi convidada pela Konzerthaus Berlin a ser a Artista Residente de 2007/ 2008. 

Sua primeira gravação-solo pela gravadora Altara (“Bartok, Hartmann e Bach”) foi feita recentemente.
Viviane Hagner toca o violino Sasserno Stradivarius, montado em 1717, e generosamente emprestado pela Fundação Musical Nippon.











Nenhum comentário: