Jacqueline du Pré

Jacqueline nasceu em Oxford, Inglaterra e foi a segunda filha de Derek e Iris du Pré. Aos quatro anos de idade, du Pré escutou o som do violoncelo no rádio e falou para sua mãe "eu quero um desse". Ela começou a receber lições de sua mãe, que compôs pequenas peças acompanhadas de ilustrações, posteriormente, ela começou a estudar na Escola de Violoncelo de Londres, aos cinco anos. Sua primeira professora foi Alison Dalrymple. Ela mudou de escola, indo para a Croydon High School. Seu outro professor, entre os anos de 1955 e 1961 foi o célebre violoncelista William Pleeth. Em 1960 ela participou de um masterclass com Pablo Casals em Zermatt e em 1962 realizou prévios estudos com Paul Tortelier em Paris e com Mstislav Rostropovich na Rússia em 1966. Rostropovich estava tão impressionado com du Pré que comentou no fim de seus estudos com ela "a única violoncelista da nova geração que poderia ultrapassar a igualdade de sua própria realização.

 

Carreira

Em Março de 1961, aos dezesseis anos, du Pré fez sua estréia formal no Wigmore Hall em Londres. Ela fez sua estréia com concerto em 1962 no Royal Festival Hall tocando o Concerto para Violoncelo de Elgar com a Orquestra Sinfônica BBC sob a regência de Rudolf Schwarz. Ela apresentou-se no Proms em 1963 tocando o mesmo concerto com o Sir Malcolm Sargent. Ela apresentou tão bem o concerto que retornou três anos depois para apresentar o mesmo trabalho. Du Pré tornou-se a favorita no Proms, aparecendo lá até o ano de 1969. Em 1965, aos vinte anos, du Pré gravou o concerto de Elgar com EMI, apresentando-se ao lado da Orquestra Sinfônica de Londres e Sir John Barbirolli que lhe trouxe reconhecimento internacional. Du Pré também apresentou o mesmo concerto com a Orquestra Sinfônica BBCCarnegie Hall no dia 14 de Maio de 1965. sob Antal Doráti na sua estréia nos Estados Unidos, no 
Du Pré apresentava-se com as mais prestigiadas orquestras e maestros, incluíndo a Filarmônica de Berlim, Orquestra Sinfônica de Londres, Filarmônica de Londres, Orquestra Nova Philharmonia, Orquestra Sinfônica BBC, Filarmônica de Nova Iorque, Orquestra da Filadélfia, Filarmônica de Israel e a Orquestra Filarmônica de Los Angeles. Ela apresentava-se regularmente com maestros como Sir John Barbirolli, Sir Adrian Boult, Daniel Barenboim, Zubin Mehta e Leonard Bernstein.
Du Pré tocava dois violoncelos Stradivarius, o instrumento de 1673 (atualmente chamado de Stradivarius du Pré) e o de 1712 Stradivarius Davidov. Ambos os instrumentos foram presentes de sua avó materna Ismena Holland. Ela apresentou-se com o Stradivarius de 1673 de 1961 até 1964, quando ela ganhou o Davidov. De 1969 até 1970 du Pré tocou um violoncelo Francesco Goffriller e em 1970 ela adquiriu um instrumento moderno de Sergio Peresson.
Sua relação com os músicos Yehudi Menuhin, Itzhak Perlman, Zubin Mehta e Pinchas Zukerman e o casamento com Daniel Barenboim a conduziram a memoráveis performances de música de câmara. A performance de 1969 no Queen Elizabeth Hall em Londres do Quinteto com Piano de Schubert, "The Trout" foi a base do filme The Trout de Christopher Nupen.

 

Vida Pessoal

Jacquelina du Pré conheceu o pianista e maestro Daniel Barenboim no dia de ano novo em 1966. Rapidamente após o termino da Guerra dos Seis Dias, ela cancelou todas suas apresentações e eles voaram para Jerusalém. Ela converteu-se para o Judaísmo e eles casaram-se dia 15 de Junho de 1967 no Western Wall. O casamento deles trouxe uma das mais frutíferas relações na música. Entre 1971 e 1972 du Pré manteve relações com o marido de sua irmã, o maestro Christopher "Kiffer" Finzi. No começo da década de 1980, Barenboim começou a ter relações com a pianista russa Elena Bashkirova, com quem ele teve dois filhos: David Arthur (1982) e Michael (1985).

 

Diagnóstico da Escleróse Múltipla

Em 1971 du Pré começou um irreversível declíneo começando com a perda de sensibilidade dos seus dedos e em outras partes de seu corpo. Ela foi diagnosticada com esclerose múltipla em Outubro de 1973.
Seu último álbum foi as sonatas de Chopin e Franck, gravados em Dezembro de 1971. Em Janeiro de 1973 ela resumiu suas aparições em concertos e fez uma turnê pela América do Norte. Seu último concerto em Londres aconteceu em Fevereiro de 1973 com Zubin Mehta e a Orquestra Nova Philharmonia. Sua última aparição em um concerto foi em Nova Iorque em Fevereiro de 1973 com Pinchas Zukerman eLeonard Bernstein conduzindo a Filarmônica de Nova Iorque.
Du Pré morreu em Londres dia 19 de Outubro de 1987 aos quarenta e dois anos.
A Fundação Vuitton leiloou seu Stradivarius Davidov por um milhão de libras, sendo arrematado pelo, também violoncelista, Yo-Yo Ma. A violoncelista russa Nina Kotova é a atual dona de seu Stradivarius 1673.











Nenhum comentário: