William Byrd (Com as Partituras)

    William Byrd (Lincolnshire, Inglaterra, 1543 - Stondon Massey, 4 de Julho de 1623) foi um compositor inglês.
    Era católico praticante no reinado protestante da Rainha Elizabeth I.Apesar de sua fé, Byrd sempre trabalhou para a Igreja Anglicana, sendo por ela respeitado e compondo belíssimas obras, mas seus trabalhos mais sublimes foram em latim para a Igreja Católica, como o motete para quatro vozes Ave verum corpus a as Três Missas Católicas. Naquela época o catolicismo era bem tolerado pela Rainha, que permitia, inclusive, que a música religiosa latina pudesse ser cantada em locais de ensino.
    Estudou com Thomas Tallis, tornando-se mais tarde seu parceiro.Foi considerado o maior compositor de contraponto de sua época na Inglaterra. Tocava órgão e virginal (instrumento de teclado como um pequeno órgão cujas cordas eram batidas por diminutas cunhas de metal), para o qual compôs mais de 140 peças.
    Tornou-se organista da Catedral de Lincoln em 1563.Em 1568 casou-se com Juliana Birley, com quem teve dois filhos.Foi convidado para ser Cantor da Capela Real em 1570, mas não abandonou Lincoln definitivamente até 2 anos mais tarde, quando mudou-se para Londres.Em 1572 foi nomeado "Gentleman of Her Majesties Chappell", co-organista da Capela Real de Londres, posição dividida inicialmente com Tallis.Em 1575 a Rainha Elizabeth I concedeu a ele e a Tallis o monopólio da impressão e venda de partituras.
    Durante o período da perseguição aos católicos em que muitos jesuítas foram executados, Byrd se mudou de Londres com sua família para Harlington, Middlesex. Sua esposa Juliana tinha se recusado a prestar serviços à Igreja Anglicana, obrigatório na época.Ficou viúvo e se casou novamente, mudando-se para Stondon Massey, Essex, em 1592, onde viveu até sua morte, em 4 de Julho de 1623.

Baixar as Partituras  do Autor 

A Partitura está no formato: PDF
OBS: Será dividido em volumes. Voce pode baixar qualquer volume, nao ha necessidade de baixar todos os volumes para poder conferir as partituras. Nao importa a ordem que voce vai baixar.

Baixe o(s) seguinte(s) volume(s):

 

Nenhum comentário: