Henry Purcell (Com as Partituras)


    Henry Purcell (1659 –1695) foi um compositor britânico. Apesar de uma vida relativamente breve, Henry Purcell permanece um dos mais importantes compositores ingleses. Sua facilidade em compor para todos os gêneros e públicos, sua popularidade na corte durante reinados de três monarcas e sua vasta produção de odes cortesãs, música cênica, anthems' sacros, canções e catches seculares, música de câmara e voluntaries para órgão são uma prova clara de seu prodigioso talento.
    Compôs as óperas Dido and Aeneas e A tempestade. São famosas suas Lições para cravo, suas Odes, Hinos, composições religiosas e bem assim, sonatas e fantasias para viola.

    Purcell nasceu em St Ann's Lane, Old Pye Street, Westminster, filho de Henry Purcell Senior, que era cantor na Chapel Royal, e irmão mais velho de Thomas Purcell (†. 1682 que era também musico), Edward, Henry e Daniel (†. 1717), que foi igualmente um prolífico compositor e quem escreveu muita da música para o acto final de The Indian Queen após a morte de Henry Purcell.
    Após a morte do seu pai em 1664, Purcell ficou aos cuidados do seu tio Thomas, que era igualmente membro do coro da capela real, e conseguiu a sua admissão. Henry estudou primeiro com o Capitão Henry Cooke (†. 1672), mestre das crianças, e posteriormente com Pelham Humfrey (†. 1674), que sucedeu a Cooke. Com a perda da voz em 1673, foi nomeado assistente de John Hingeston, a quem sucedeu como guardião dos instrumentos musicais do rei, em 1683. Em 1676 ocupou a posição de organista na Westminster Abbey, que viria novamente a ocupar em 1680, depois da desistência do seu professor Blow (que havia sido nomeado em 1669 a seu favor. Nos tempos que se seguiram dedicou-se quase totalmente à composição de música sacra, cortanto as suas ligações com o teatro. Contudo, imediatamente antes de assumir a sua nova posição, tinha composto dois importantes trabalhos para o teatro: a música para Theodosius de Nathaniel Lee, e a Virtuous Wife de Thomas D'Urfey. Em 1682, e com a morte Edward Lowe, foi nomeado organista da Chapel Royal, função que ocupou em simultâneo com a posição idêntica em Westminster Abbey.
    Em 1682 ele foi nomeado um organista da Capela Real. Seu tribunal nomeações foram renovados por James II, em 1685 e por William III, em 1689, e de cada vez que tinha o dever de prestar um segundo órgão para a coroação. A última oportunidade real para o qual ele foi fornecido música Queen Mary's funerárias em 1695.
    Purcell morreu a 21 de Novembro de 1695 e foi sepultado em Westminster Abbey a 26 de Novembro.


Baixar as Partituras  do Autor 

A Partitura está no formato: PDF
OBS: Será dividido em volumes. Voce pode baixar qualquer volume, nao ha necessidade de baixar todos os volumes para poder conferir as partituras. Nao importa a ordem que voce vai baixar.

Baixe o(s) seguinte(s) volume(s):



Nenhum comentário: