Franz Joseph Haydn (Com as Partituras)

    Franz Joseph Haydn (1732 — 1809) foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Personifica o chamado "classicismo vienense" ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. A posteridade apelidou este grupo como "Trindade Vienense". Para além disso é considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo. Ele é à vez a ponte e o motor que permitiram a que esta evolução sucedesse.
    Era irmão do igualmente compositor Michael Haydn, colega de Mozart em Salzburgo, e do tenor Johann Evangelist Haydn, que mais tarde Joseph fará vir para Ezsterhaza em 1763. Tendo vivido a maior parte da sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico de corte para a rica família dos Esterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”. O seu génio foi amplamente reconhecido durante a sua vida.

Infância

    Haydn nasceu no seio de uma família modesta em 1732, na vila de Rohrau, próxima à fronteira com a Hungria, filho de Matthias Haydn e Maria Koller. Ninguém da família de Haydn estava ligado à música, apesar de Matthias Haydn ser um entusiasta da música folclórica e tocar harpa de ouvido. De acordo com os apontamentos autobiográficos de Haydn, a sua infância foi bastante impregnada de musicalidade dando como exemplo os frequentes serões de canto com seus vizinhos.
    Os pais de Haydn, cedo perceberam que seu filho tinha dotes musicais e compreenderam que ficando em Rohrau, Joseph não teria hipótese de obter qualquer aperfeiçoamento musical sério. Por esta razão, aceitaram a proposta de um dos seus parentes, Johann Matthias Franck, mestre de capela em Hainburg, com o qual Haydn passaria a viver e a ter aulas de música. Haydn partiu com Franck e nunca mais voltou a viver com seus pais. Haydn tinha então apenas seis anos de idade.
    A vida na casa de Franck não foi fácil para Haydn, onde se recordou de ter passado fome e humilhações. Contudo aí aprendeu a tocar cravo e violino. Haydn, tendo uma bela voz infantil, iniciou-se também a cantar na secção de soprano no coro da igreja. Em 1740, Georg von Reutter, director de música na catedral de Santo Estêvão, em Viena, impressionou-se com a musicalidade de Haydn. Reutter nesse tempo viajava pela Áustria procurando pequenos cantores talentosos. Descoberto desta forma, Joseph Haydn foi enviado a Viena, onde trabalhou durante os nove anos seguintes como cantor, os últimos quatro já na companhia de seu irmão mais novo Michael.

O trabalho como musico

    Em 1749, Haydn, com 18 anos, deixou de ter voz para cantar e foi expulso. Desta forma, sem trabalho e na pobreza, chegando mesmo a dormir na rua, foi lançado na boémia vienense como músico ambulante. Durante este período, que durou cerca de dez anos, Haydn acabou por introduzir-se nos meios intelectuais e desenvolveu várias actividades, entre as quais, a partir de 1753, a de secretário do então famoso compositor italiano Nicola Porpora, com quem acabou por aprender os fundamentos da composição. a sua formação é porém devida a si próprio a partir do estudo voluntário do tratado de contraponto Gradus ad Parnassum do então compositor da corte, Fux (1660-1741). Outra grande influência foi Carl Philipp Emannuel Bach, o segundo filho de johann Sebastian Bach. É a partir de 1750, com os novos conhecimentos que foi obtendo que teve a ensejo de escrever missas e a sua primeira ópera (hoje perdida) Der Krumme Teufel. Em 1757, o barão von Fürnberg convida-o a participar nos serões de música de câmara em Weinzerl, nas próximidades de Melk. Aí Haydn compõe os primeiros divertimentos e outras peças para cordas que de um só golpe estabelecem a sua reputação e o sucesso de um novo tipo de formação musical; o quarteto de cordas.

Os anos como mestre de capela

    Em 1759 (1757, de acordo com alguns), Haydn recebeu seu primeiro cargo importante, como mestre de capela (Kapellmeister), para o conde Karl von Morzin. Neste cargo, Haydn dirigiu a orquestra de câmara do conde e escreveu suas primeiras sinfonias para esta formação apenas então com 16 músicos. Para além destas atividades torna-se professor de música. É por esta altura que apaixona-se por uma das suas alunas, Theresa Keller, e propõe-lhe casamento. Porém Theresa está destinada ao convento. Haydn acaba por casar com a irmã mais velha, Maria Anna Keller. Casados a 26 de Novembro de 1760, o casal nunca teve filhos. Mais tarde teria uma amante, Luigia Polzelli, cantora em Ezsterhàza.
    O conde Morzin, posteriormente, sofreu problemas financeiros que o forçaram a dissolver seu estabelecimento musical e a dispensar o compositor, mas Haydn conseguiu imediatamente outro trabalho, agora como mestre de capela assistente para a família dos príncipes de Eszterházy, uma importante família da nobreza húngara e uma das famílias mais ricas e importantes do Império Austríaco. O contrato de 1761 demonstra as condições humilhantes que estariam reservados então a um músico de corte. Vestia o uniforme os criados e a exclusividade de toda a sua criação era destinada ao seu patrão. Porém apesar da dureza do contrato Haydn nunca foi tratado como um criado. Grande melómano, o príncipe Paul II Ezsterházy (1711-1762), cedo reconheceu o gênio do seu subalterno e não impediria a divulgação exterior do seu trabalho a editores e ao público em geral. É porém após a morte deste último e ao lado do seu irmão, Nikolaus I Ezsterházy, apelidado à medida de Lorenzo di Medici, "o magnifico" que se desenvolverá a obra de Haydn. Grande mecenas e fanático musical, concede a Haydn todas as condições necessárias a que este desenvolva livremente o seu génio. Quando o mestre de capela incumbente Gregor Werner morreu em 1766, Haydn passou a ser o titular do cargo. Servirá esta família por mais de 30 anos.
Haydn seguiu a família em todas as suas deslocações: viveram no Palácio Eszterháza em Eisenstadt, o seu palácio de inverno a cerca de 50 km. de Viena, e no Palácio Eszterháza em Fertöd, o grande palácio da família, na Hungria. Como kappelmeister, a Haydn eram confiadas uma grande quantidade de responsabilidades, incluindo a composição, a regência da orquestra, a execução de música de câmara com e para seus patrões, e desenvolvendo mesmo algumas produções de ópera italiana, dramas heróicos como Armida ou dramas cômicos como La Vera Constanza para o pequeno teatro do palácio. Tendo acesso livre à orquestra privada do príncipe e regendo-a Haydn escreveu e interpretou mais de 100 sinfonias, experimentando como ninguém o fizera neste domínio. Poucos compositores no mundo teriam nesse tempo as condições que haydn teve para a experimentação musical. Apesar do isolamento mundano que sofria, a partir de Ezsterhàza, a fama das suas novas formas musicais ultrapassava já as fronteiras do império austríaco até se ter tornado um dos compositores mais festejados da Europa. Haydn, sob autorização do príncipe começa a viajar. Em 1770 pode já dirigir as suas próprias obras em Viena. Em breve viajará a Paris a convite da austríaca Maria Antonieta. Desta época datam os tremendos sucessos das Sinfonias de Paris, tocadas perante a corte francesa e a versão orquestral das Sete Últimas Palavras de Cristo.
    Durante os quase trinta anos que Haydn trabalhou para os Eszterházy, produziu uma enorme quantidade de obras e o seu estilo musical tornou-se maduro. Apesar do isolamento mundano que sofria, a fama das suas novas formas musicais ultrapassava já as fronteiras do império austríaco. Gradualmente, Haydn passou a escrever tanto para seus patrões quanto para a publicação. Haydn, sob autorização do príncipe começa a viajar. Desta época datam as Sinfonias de Paris, tocadas perante a corte francesa e perante a austríaca Maria Antonieta e a versão orquestral das Sete Últimas Palavras de Cristo.
    Por volta de 1781 em Viena, Haydn conheceu e estabeleceu uma sólida amizade com Wolfgang Amadeus Mozart. Desta grande e profunda amizade sem outro paralelo na história da música e apesar das diferenças de idade (Haydn era 24 anos mais velho) nasceram influencias recíprocas. impressionou-se vivamente com o trabalho de Mozart e considerava-o superior em gênio. escrevendo ao pai do Amigo, Leopold Mozart, afirmou: "digo-o perante Deus e como um homem honesto, que vosso filho é o maior compositor que eu conheço em pessoa ou em nome, porque tem o gosto e a maior das ciências da composição". Por volta dessa época, Haydn parou de compor óperas e concertos – precisamente os dois gêneros em que Mozart mais se destacou. Wolfgang, em contrapartida, considerava o mais velho um mestre e venerava-o como modelo. Chamava-lhe "Papá", "guia" e "melhor amigo". Dedicou seis quartetos a Haydn. Mozart, membro ativo da maçonaria levou Haydn a aderir, o que sucedeu em 1785, apesar da fé católica deste último. Depois seria o fim. Nas véspera da viagem de Haydn a Londres, da qual Mozart o tentou demover por motivos de saúde, os dois amigos despediram-se pressentindo a última vez. Haydn tinha então quase sessenta anos. Mas o destino foi diverso; Haydn não poderia imaginar que a morte levaria Mozart no inverno de 1791.

Obra
   
    Haydn é considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, além de ter escrito muitas sonatas para piano, trios, divertimentos e missas, que se tornou a base do estilo clássico de composição de música erudita. Além disso, escreveu também algumas músicas de câmara, óperas e concertos, que hoje não são tão conhecidos. Haydn foi o maior influenciador do estilo da época.
    O desenvolvimento da forma-sonata de um esquema rígido em uma maneira sutil e flexível de expressão musical, que se tornou dominante no pensamento musical clássico, é devido quase que completamente a Haydn. Ele também criou a forma sonata, a forma de variação dupla, e foi também o primeiro a integrar a fuga e outros modelos contrapontísticos à forma clássica.

Os últimos anos em Viena
   
    Haydn retorna a Viena onde construiu uma casa e voltou-se para a composição de grandes obras religiosas para coro e orquestra. Entre estas últimas contam-se os últimos nove quartetos, os oratórios, A Criação, As Estações o Te Deum e seis missas dedicadas à família Eszterházy, cujo atual príncipe era novamente um melómano à imagem de Nicolau e competiu para a reaproximação. Estas obras marcam o ponto máximo da obra musical de Haydn.
    A partir de 1802, Haydn já começa a dar sinais de debilidade física e fica impossibilitado de compor, o que foi especialmente duro para si, visto que não lhe paravam de surgir novas ideias musicais. Haydn foi acarinhado nestes anos pelo seu pessoal doméstico e recebeu muitos visitantes e honras públicas, mas tal não lhe terá diminuído a tristeza derivada da inatividade.

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Partituras que estão nos Volumes:

A

  • Andante with Variations, Hob.XVII:6
  • Arianna a Naxos, Hob.XXVIIb:2

B

  • Baryton Trio No.1
  • Baryton Trio No.2
  • Baryton Trio No.3 
  • Baryton Trio No.4 
  • Baryton Trio No.5 
  • Baryton Trio No.6 
  • Baryton Trio, Hob.XI:38, A Major
  • Baryton Trio, Hob.XI:113, D Major

C

  • Cello Concerto, Hob.VIIb:1, C Major
  • Cello Concerto, Hob.VIIb:2, D Major 
  • Cello Concerto, Hob.VIIb:4, D Major 
  • Cello Concerto, Hob.VIIb:5, C Major 

D

  • Das Echo, Hob.II:39
  • Deutscher Walzer 
  • Deutschlandlied 
  • 6 Divertimenti, Hob.IV:6-11 (Op.100) 
  • Divertimento, Hob.II:7 
  • Divertimento, Hob.IV:1 
  • Du bist's, dem Ruhm und Ehre gebühret, Hob.XXVc:8 
  • 3 Duets, Op.99 

E

  • 12 Easy Pieces 
  • Ein kleines Haus 
  • English Ballads 
  • English Canzonetts 

F

  • Fantasia in C major, Op.58
  • Flötenuhrstücke 
  • 6 Flute Quartets, Op.5 
  • Flute Sonata in G major 

G

  • German Dance 

H

  • Die Harmonie in der Ehe, Hob.XXVc:2 

I

  • L'Isola disabitata, Hob.XXVIII:9 

J

  • Die Jahreszeiten, Hob.XXI:3 

K

  • Kaiserlied, Hob.XXVIa:43

L

  • Lob der Faulheit

M

  • Il Maestro e Lo Scolare 
  • Mass in B-flat major, Hob.XXII:10 
  • Mass in B-flat major, Hob.XXII:12 
  • Mass in C major, Hob.XXII:9 
  • Mass in D minor, Hob.XXII:11

O

  • Oboe Concerto Hob.VII:C1, C major 

P

  • Piano Concerto, Hob.XVIII:8, G major
  • Piano Concerto, Hob.XVIII:11, D major 
  • Piano Sonata Hob.XVI:15, C major
  • Piano Sonata Hob.XVI:16, E-flat major
  • Piano Sonata Hob.XVI:17, B-flat major 
  • Piano Sonata No.1 Hob.XVI:8, G major
  • Piano Sonata No.2 Hob.XVI:7, C major
  • Piano Sonata No.3 Hob.XVI:9, F major 

P cont.

  • Piano Sonata No.5 Hob.XVI:11, G major 
  • Piano Sonata No.6 Hob.XVI:10, C major
  • Piano Sonata No.8 Hob.XVI:5, A major 
  • Piano Sonata No.9 Hob.XVI:4, D major
  • Piano Sonata No.10 Hob.XVI:1, C major 
  • Piano Sonata No.11 Hob.XVI:2, B-flat major 
  • Piano Sonata No.12 Hob.XVI:12, A major
  • Piano Sonata No.13 Hob.XVI:6, G major 
  • Piano Sonata No.14 Hob.XVI:3, C major 
  • Piano Sonata No.15 Hob.XVI:13, E major 
  • Piano Sonata No.16 Hob.XVI:14, D major 
  • Piano Sonata No.20 Hob.XVI:18, B-flat major 
  • Piano Sonata No.29 Hob.XVI:45, E-flat major 
  • Piano Sonata No.30 Hob.XVI:19, D major
  • Piano Sonata No.31 Hob.XVI:46, A-flat major 
  • Piano Sonata No.32 Hob.XVI:44, G minor 
  • Piano Sonata No.33 Hob.XVI:20, C minor 
  • Piano Sonata No.34 Hob.XVI:33, D major
  • Piano Sonata No.35 Hob.XVI:43, A-flat major 
  • Piano Sonata No.36 Hob.XVI:21, C major 
  • Piano Sonata No.37 Hob.XVI:22, E major
  • Piano Sonata No.38 Hob.XVI:23, F major
  • Piano Sonata No.39 Hob.XVI:24, D major
  • Piano Sonata No.40 Hob.XVI:25, E-flat major
  • Piano Sonata No.41 Hob.XVI:26, A major 
  • Piano Sonata No.42 Hob.XVI:27, G major
  • Piano Sonata No.43 Hob.XVI:28, E-flat major
  • Piano Sonata No.44 Hob.XVI:29, F major
  • Piano Sonata No.45 Hob.XVI:30, A major 
  • Piano Sonata No.46 Hob.XVI:31, E major
  • Piano Sonata No.47 Hob.XVI:32, B minor
  • Piano Sonata No.48 Hob.XVI:35, C major 
  • Piano Sonata No.49 Hob.XVI:36, C-sharp minor 
  • Piano Sonata No.50 Hob.XVI:37, D major 
  • Piano Sonata No.51 Hob.XVI:38, E-flat major
  • Piano Sonata No.52 Hob.XVI:39, G major 
  • Piano Sonata No.53 Hob.XVI:34, E minor
  • Piano Sonata No.54 Hob.XVI:40, G major 
  • Piano Sonata No.55 Hob.XVI:41, B-flat major 
  • Piano Sonata No.56 Hob.XVI:42, D major
  • Piano Sonata No.57 (19) Hob.XVI:47, F major 
  • Piano Sonata No.58 Hob.XVI:48, C major 
  • Piano Sonata No.59 Hob.XVI:49, E-flat major 
  • Piano Sonata No.60 Hob.XVI:50, C major
  • Piano Sonata No.61 Hob.XVI:51, D major 
  • Piano Sonata No.62 Hob.XVI:52, E-flat major 
  • Piano Trio, Hob.XV:1 
  • Piano Trio, Hob.XV:2
  • Piano Trio, Hob.XV:14 (Op.39)
  • Piano Trio, Hob.XV:17 


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