Beethoven (Com as Partituras)

     Beethoven  (1770 - 1827) foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. "O resumo de sua obra é a liberdade," observou o crítico alemão Paul Bekker (1882-1937), "a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida"foi batizado em 17 de Dezembro de 1770, tendo nascido presumivelmente no dia anterior, na Renânia do Norte (Alemanha). Sua família era de origem flamenga, cujo sobrenome significava horta de beterrabas e no qual a partícula van não indicava nobreza alguma. Seu avô, Lodewijk van Beethoven - também chamado Luís na tradução -, de quem herdou o nome, nasceu na Antuérpia, em 1712, e emigrou para Bonn, onde foi maestro de capela do príncipe eleitor. Descendia de artistas, pintores e escultores, era músico e foi nomeado regente da Capela Arquiepiscopal na corte da cidade de Colónia. Na mesma capela, seu filho, o pai de Ludwig, era tenor e também leccionava. Foi dele que Beethoven recebeu as suas primeiras lições de música, o qual o pretendeu afirmar como menino prodígio ao piano, tal seria a facilidade demonstrada desde muito cedo para tal. Por isso o obrigava a estudar música todos os dias, durante muitas horas, desde os cinco anos de idade. No entanto, seu pai terminou consumido pelo álcool, pelo que a sua infância se manifestou como infeliz, por isso.
    Sua mãe, Maria Magdalena Kewerich (1746-1787), era filha do chefe de cozinha do príncipe da Renânia, Johann Heinrich Keverich. Casou-se duas vezes. O primeiro marido foi Johann Leym (1733-1765). Tiveram apenas um filho, Johann Peter Anton, que nasceu e morreu em 1764. Depois da morte do marido, Magdalena, viúva, casou-se com Johann van Beethoven (1740-1792). Tiveram sete filhos: o primeiro, Ludwig Maria, que nasceu e morreu no ano de 1769; o segundo Ludwig van Beethoven (1770-1827), o compositor, que morreu com 56 anos; o terceiro, Kaspar Anton Carl van Beethoven (1774-1815) que também tinha dotes para a música e que morreu com 41 anos; o quarto, Nicolaus Johann van Beethoven (1776-1848), que se tornou muito rico, graças à indústria farmacêutica, e que morreu com 72 anos; a quinta, Anna Maria, que nasceu e morreu em 1779; o sexto, Franz Georg (1781-1783), que morreu com dois anos de idade e a sétima, Maria Magdalena (1786-1787), que morreu com apenas um ano de idade. Portanto, Beethoven – que foi o terceiro filho da sua mãe e o segundo do seu pai – teve seis irmãos, quatro dos quais morreram na infância. Quanto aos irmãos vivos, Beethoven foi o primeiro, Kaspar foi o segundo e Nicolaus o terceiro.
    Ludwig nunca teve estudos muito aprofundados, mas sempre revelou um talento excepcional para a música. Com apenas oito anos de idade, foi confiado a Christian Gottlob Neefe (1748-1798), o melhor mestre de cravo da cidade, que lhe deu uma formação musical sistemática, e lhe deu a conhecer os grandes mestres alemães da música. Numa carta publicada em 1780, pela mão de seu mestre, afirmava que seu discípulo, de dez anos, dominava todo o repertório de Johann Sebastian Bach, e que o apresentava como um segundo Mozart. Compôs as suas primeiras peças aos onze anos de idade, iniciando a sua carreira de compositor, de onde se destacam alguns Lieder. Os seus progressos foram de tal forma notáveis que, em 1784, já era organista-assistente da Capela Eleitoral, e pouco tempo depois, foi violoncelista na orquestra da corte e professor, assumindo já a chefia da família, devido à doença do pai - alcoolismo. Foi neste ano que conheceu um jovem Conde de Waldstein, a quem mais tarde dedicou algumas das suas obras, pela sua amizade. Este, percebendo o seu grande talento, enviou-o, em 1787, para Viena, a fim de ir estudar com Joseph Haydn. O Arquiduque de Áustria, Maximiliano, subsidiou então os seus estudos. No entanto, teve que regressar pouco tempo depois, assistindo à morte de sua mãe. A partir daí, Ludwig, com apenas dezessete anos de idade, teve que lutar contra dificuldades financeiras, já que seu pai tinha perdido o emprego, devido ao seu já elevado grau de alcoolismo.
    Foi o regresso de Viena que o motivou a um curso de literatura. Foi aí que teve o seu primeiro contacto com Ideais da Revolução Francesa, com o Iluminismo e com um movimento literário romântico: Sturm und Drang - Tempestade e Ímpeto/Paixão; dos quais, um dos seus melhores amigos, Friedrich Schiller, foi, juntamente com Johann Wolfgang von Goethe, dos líderes mais proeminentes deste movimento, que teria uma enorme influência em todos os setores culturais na Alemanha.

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A

  • Abbè Stadler, WoO 178 
  • Abendlied unter'm gestirnten Himmel, WoO 150 
  • Abschiedsgesang an Wiens Bürger, WoO 121 
  • Abschiedsgesang, WoO 102
  • Adagio for Mandolin and Harpsichord, WoO 43b 
  • Adelaide, Op.46
  • Ah! Perfido, Op.65 
  • Allegretto (Gratulations-Menuett) for Orchestra, WoO 3 
  • Allegretto for Piano Trio, WoO 39 
  • Allegretto quasi Andante, WoO 61a 
  • Allegretto, WoO 53 
  • Allegretto, WoO 61 
  • Allemande, WoO 81
  • Alles Gute, alles Schöne!, WoO 179 
  • Als die Geliebte sich trennen wollte, WoO 132 
  • An die ferne Geliebte, Op.98
  • An die Geliebte, WoO 140 
  • An die Hoffnung, Op.32
  • An die Hoffnung, Op.94 
  • An einen Säugling, WoO 108 
  • An Mälzel, WoO 162 
  • An Minna, WoO 115 
  • Andante Favori, WoO 57
  • Andenken, WoO 136 
  • 2 Arias, WoO 91 
  • 4 Arietten und ein Duett, Op.82

B

  • Bagatelle in B-flat major, WoO 60 
  • Bagatelle in C major, WoO 56 
  • Bagatelle in C minor, WoO 52 
  • Bagatelle in C minor, WoO 54 
  • Bagatelle in F minor 
  • 2 Bagatelles 
  • 7 Bagatelles, Op.33 
  • 11 Bagatelles, Op.119 
  • 6 Bagatelles, Op.126 
  • 2 Bagatelles, WoO 52 & 56
  • Der Bardengeist, WoO 142 
  • Bundeslied, Op.122 

C

  • Cadenzas for Piano Concertos Nos.1-4 
  • 5 Canons
  • Cantata on the Accession of Emperor Leopold II, WoO 88 
  • Cantata on the Death of Emperor Joseph II, WoO 87 
  • Cello Sonata in E-flat major, Op.64 
  • Cello Sonata No.1, Op.5 No.1 
  • Cello Sonata No.2, Op.5 No.2 
  • Cello Sonata No.3, Op.69 
  • Cello Sonata No.4, Op.102 No.1
  • Cello Sonata No.5, Op.102 No.2 
  • Christus am Ölberge, Op.85 
  • 12 Contredanses for Orchestra, WoO 14 
  • Coriolan, Op.62 

D

  • Das Geheimnis, WoO 145 
  • Das Glück der Freundschaft, Op.88 
  • Das Reden, WoO 168b 
  • Das Schweigen, WoO 168a
  • 3 Duets for Clarinet and Bassoon, WoO 27 
  • Duo for 2 Flutes, WoO 26

E

  • Ecossaise for Wind Band, WoO 22
  • Ecossaise, WoO 23
  • Ecossaise, WoO 86 
  • 6 Ecossaises for Piano, WoO 83 
  • Edel sei der Mensch, WoO 185 
  • Egmont, Op.84 
  • Ein Selbstgespräch, WoO 114
  • Elegie auf den Tod eines Pudels, WoO 110 
  • Elegischer Gesang, Op.118
  • 3 Equali, WoO 30 
  • Es ist vollbracht, WoO 97
  • Ewig dein, WoO 161

F

  • Fantasia in C minor, Op.80 
  • Fantasia in G minor/B major, Op.77 
  • Fidelio, Op.72 
  • Der freie Mann, WoO 117
  • Fugue for Organ, WoO 31 
  • Fugue in D major, Op.137 
  • Für Elise, WoO 59 

G

  • Gedenke mein!, WoO 130
  • 12 German Dances, WoO 8
  • 12 German Dances, WoO 13
  • 6 German Dances, WoO 42 
  • Germania, WoO 94 
  • Gesang der Mönche, WoO 104 
  • Der Gesang der Nachtigall, WoO 141 
  • 6 Gesänge, Op.75 
  • 3 Gesänge, Op.83 
  • Die Geschöpfe des Prometheus, Op.43 
  • Der glorreiche Augenblick, Op.136 
  • Glück zum neuen Jahr, WoO 165 
  • Glück zum neuen Jahr, WoO 176
  • Große Fuge, Op.133 

H

  • Hofmann und kein Hofmann, WoO 180 
  • Horn Sonata, Op.17 
  • Hymne an die Nacht 

I

  • Ich bitt' dich, WoO 172 
  • Ich liebe dich (Zärtliche Liebe), WoO 123 
  • Ihr weisen Gründer, WoO 95 
  • Im Arm der Liebe ruht sich's wohl, WoO 159
  • In questa tomba oscura, WoO 133 
  • 25 Irish Songs, WoO 152 
  • 20 Irish Songs, WoO 153 
 

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